Volvo está pronta para iniciar testes de condução autónoma

A Volvo Cars anunciou que vai dar início aos primeiros testes de condução autónoma não assistida em 2022 nos Estados Unidos. A marca sueca fe...

A Volvo Cars anunciou que vai dar início aos primeiros testes de condução autónoma não assistida em 2022 nos Estados Unidos.

A marca sueca fez o anúncio à margem do Consumer Electronics Show (CES), que decorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, sublinhando que vai lançar, em breve, uma nova funcionalidade que permite condução autónoma não assistida (Ride Pilot), junto dos seus clientes, nos EUA.

A Volvo fez saberque uma vez homologado e credenciado para utilização em autoestradas, o Ride Pilot irá estar disponível como uma subscrição adicional no próximo SUV totalmente elétrico da marca, que será revelado no final de 2022.

Este novo sistema conta com um software de condução autónoma desenvolvido pela empresa Zenseact AD em conjunto com a equipa interna de programadores da Volvo Cars e os programadores da Luminar, um dos seus parceiros tecnológicos.

Esta nova experiência é permitida por mais de duas dúzias de sensores, incluindo o sensor Iris LiDAR, da Luminar, que trabalha de mãos dadas com o software desenvolvido.

O sensor irá complementar o trabalho dos cinco radares, oito câmaras e dezasseis sensores ultrassónicos que vão equipar o próximo SUV totalmente elétrico da Volvo Cars, para permitir uma condução autónoma segura.

"A entrega de um novo padrão de segurança para a indústria requer um nível de testes e verificações rigorosas que irão expandir-se globalmente", sublinhou Ödgärd Anderson, CEO da Zenseact. "O software Zenseact AD desempenha um papel fundamental neste novo padrão e no caminho para zero colisões", concluiu Ödgärd Anderson.

A par desta novidade, a Volvo Cars anunciou ainda que será a primeira empresa automóvel a lançar uma integração direta com o ecossistema Google Home bem como outros dispositivos Google Assistant.

Esta integração direta permite a conexão entre o Google Assistant aos clientes da Volvo Cars, controlarem as funções do seu automóvel por meio de comandos de voz, frequentemente usados em dispositivos domésticos e móveis habilitados para o Google Assistant.

De entre as novas funcionalidades, a Volvo Cars vai passar a disponibilizar, em breve, novas funcionalidades nos seus automóveis com este infotainment, como acesso à plataforma YouTube, que será a primeira plataforma de vídeo a ser apresentada e disponível para download nos automóveis Volvo na loja Google Play.

Etiquetas:
Artigos Relacionados