Volvo apresenta o EX90: o novo SUV 100% elétrico que leva a marca para uma nova era

A Volvo revelou esta quarta-feira, 9 de novembro, o novo EX90, o SUV 100% elétrico de sete lugares, com o qual a marca sueca diz entrar numa nova era.

Apresentado como o modelo mais seguro de sempre da Volvo, o EX90 reforça o compromisso de segurança da marca e apela a um estilo de vida mais sustentável.

 

O nível de segurança que o novo Volvo EX90 apresenta de série, é superior ao de qualquer outro modelo da história da Volvo Cars. Um automóvel inteligente, desenvolvido para ser capaz de “entender” o condutor e a sua área circundante, capaz de criar, a qualquer instante, a situação mais segura para todos, dentro ou fora do automóvel. Para além disso, terá a capacidade de ficar mais inteligente e mais seguro ao longo do tempo, à medida que recebe novos dados e novas atualizações.

Desta forma, o Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, no interior e no exterior, apresenta um dos mais avançados packs de segurança de sempre, com oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e um sensor “LiDAR” todos conectados com os sistemas centrais e com a tecnologia Nvidia Drive reproduzindo assim, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus.

Os novos sensores LiDAR que estão montados entre o topo do para-brisas e a base do tejadilho do Volvo EX90, permitem detetar os peões a uma distância de até 250 metros independentemente das condições de iluminação, e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente mesmo em velocidades de autoestrada.

Para além dos sensores LiDAR de última geração, o novo EX90 está dotado do novo sistema “Driver Understanding”, que mais não é que duas câmaras internas e um volante com a tecnologia capacitivo, capazes de detetar o comportamento do olhar do condutor, com o objetivo de procurar sinais de distração, stresse, sonolência ou qualquer outro estado que possa afetar a condução.

Nesse caso, o sistema fará uso de um sinal de alerta que aumenta o volume dependendo da gravidade da situação. Caso o condutor não responda, o sistema aciona as luzes de emergência e o veículo é imobilizado em segurança.

Os sensores do EX90 contribuem, também, para melhorar o desempenho da função Pilot Assist, agora com um novo apoio à direção em mudanças de faixa de rodagem, contribuindo dessa forma para que o novo SUV seja também o primeiro Volvo que estará, sob o ponto de vista de hardware, preparado para a condução totalmente autónoma, no futuro.

O Volvo EX90 apresenta um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier e Orin Nvidia Drive , e Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies. Em conjunto com o software desenvolvido pela Volvo Cars, este sistema será responsável pela maior parte das funções-chave do automóvel, desde a segurança ao sistema de infoentretenimento passando pela gestão da bateria. O resultado é uma experiência de utilização ainda mais responsiva e agradável.

Ao combinar a plataforma central da Snapdragon Cockpit com as capacidades de visualização da Unreal Engine, uma ferramenta em 3D desenvolvida pela Epic Games e utilizada em alguns dos videojogos mais famosos do mundo, será possível obter um processamento central rápido com gráficos em alta-definição nos ecrãs e nos head-up-displays.

Para além disso, o Volvo EX90 conta de série com a tecnologia 5G e por isso pode ser melhorado ao longo do tempo, graças a atualizações regulares remotas de software (OTA - over-the-air updates).

O ecrã central de 14,5 polegadas é o ponto de partida para um sistema bastante evoluído de infoentretenimento, com integração Google onde se integram por exemplo Google Assistant, Google Maps entre outras, para além de ser também compatível com Apple CarPlay wireless.

O novo SUV 100% elétrico da Volvo conta ainda com o novo sistema áudio da Bowers & Wilkins com Dolby Atmos e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som mais envolvente.

O EX90 está também equipado com a tecnologia de chave através do telefone, de série. Ou seja, o smartphone servirá como chave do automóvel e irá destrancar as portas de forma automática iniciando uma sequência de boas-vindas personalizada sempre que o condutor se aproximar e carregar o seu perfil pessoal, também automaticamente, ao entrar no veículo.

A tecnologia associa-se a um interior elegante que tem por base o design escandinavo, marcado pelo minimalismo, o bem-estar e a origem natural.

Lembrando que a marca pretende estar em sintonia com os novos tempos, a bordo do novo Volvo EX90 é possível encontrar um novo material sustentável a que a marca sueca denominou de ‘Nordico’, uma expressão contemporânea dos valores escandinavos que estabelece um novo padrão no design de interiores premium.

Criado com base em têxteis provenientes de materiais reciclados, como é exemplo garrafas PET, e por material biológico oriundo de florestas da Suécia e da Finlândia, o ‘Nordico’ é um material progressivo e tecnicamente avançado.

Por outro lado, o interior do novo Volvo EX90 está dotado de painéis de madeira com certificação FSC e uma iluminação, capaz de criar uma atmosfera escandinava evocando a natureza selvagem e nórdica.

O novo modelo da Volvo oferece ainda uma opção para bancos em mistura de lã, um tecido certificado de acordo com as normas mais rigorosas de sustentabilidade sobre bem-estar animal e questões ambientais e sociais.

Em linha com as ambições de circularidade da Volvo Cars, o EX90 também contém mais plásticos reciclados. Para além das garrafas PET, o automóvel é composto por quase 50 kgs de plásticos reciclados e materiais de base biológica. A marca sueca adianta que o novo modelo conta com a maior quantidade de materiais fósseis não primários da linha de produtos da Volvo estabelecendo assim um novo padrão com vista ao futuro.

Em matéria de motorização, o novo Volvo EX90, na versão de lançamento, está equipado com dois motores elétricos capazes de debitar 380 kW, 517 cv de potência e um binário de 910 Nm, e conta com tração às quatro rodas.

Os dois motores elétricos são alimentados por uma bateria de 111kWh que permite uma autonomia de até 600 km. A Volvo não revelou informações sobre a a potência máxima de carregamento, mas fez saber que a bateria pode ser carregada de 10% a 80%, em menos de 30 minutos. Para além disso, deixou claro que o EX90 é o primeiro automóvel da marca sueca com hardware capaz de permitir o carregamento bidirecional.

Com esta tecnologia, o EX90 vai ser capaz de potenciar uma utilização de energia mais barata, mais eficiente e mais sustentável, e a  empresa sueca fez saber que o carregamento bidirecional do novo EX90, só vai estar disponível inicialmente em determinados mercados, e juntamente com a capacidade de carregamento inteligente, disponível através da Volvo Cars app, o novo SUV 100% elétrico da marca vai permitir carregar quando a procura na rede e os preços estiverem mais baixos e poupar essa energia armazenada para ser utilizada mais tarde.

“O Volvo EX90 representa não só onde estamos, mas também onde queremos estar. Um automóvel 100% elétrico com uma autonomia até 600 kms, desenvolvido para elevar, ainda mais, a fasquia da segurança. É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars”, sublinhou durante a apresentação Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

A marca sueca adiantou que o novo EX90 vai ser produzido nos Estados Unidos e na China, não tendo ainda data de chegada ao mercado nacional prevista.

No entanto, a Volvo Car Portugal anunciará, em breve, os preços e as versões disponíveis no mercado nacional podendo, sendo certo que versão de lançamento terá um nível de equipamento especial tornando este modelo, que assinala uma nova era na vida da Volvo Cars, ainda mais apelativo.

Etiquetas:
Artigos Relacionados