Volkswagen torna o interior dos seus modelos elétricos mais sustentável

A Volkswagen está a tornar a família ID. totalmente elétrica ainda mais sustentável, apostando em materiais reciclados para o seu interior

A marca germânica fez saber que durante este ano, o ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7 vão receber inovações selecionadas que foram utilizados pela primeira vez na produção em massa no ID. Buzz, caso do fio Seaqual como material para a cobertura dos bancos.

 

Este fio é feito a partir de 10% de lixo marinho recolhido e 90% de fio PES  (garrafas de PET) recicladas, o que permite poupar 32 por cento de emissões de CO2 em comparação com materiais de superfície convencionais. Por sue lado nas coberturas dos bancos com ArtVelours Eco, a quota de reciclagem aumenta para 71 por cento.

Além disso, as superfícies do forro do teto e do revestimento do chão no ID. Buzz é feito completamente de poliéster reciclado. Os plásticos reciclados também podem ser encontrados na camada isolante do tapete. O mesmo se aplica a componentes tais como o revestimento inferior da carroçaria e os revestimentos das cavas das rodas.

A Volkswagen fez saber que já não utiliza cromados para as peças de acabamentos nas portas, painel de instrumentos e o acabamento do volante do ID. Buzz porque a produção de cromados prejudica o ambiente. Os cromados foram substituídos por uma tinta líquida com aspeto cromado que tem um aglutinante de base biológica. Algumas destas inovações de reciclagem do ID. Buzz serão agora introduzidas no ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7.

Os reciclados são materiais usados processados que são aplicados em novos produtos. No caso dos plásticos, tais materiais incluem garrafas PET e redes de pesca antigas. Estes resíduos plásticos são processados em granulados e podem depois ser reutilizados.

Dependendo dos requisitos, os componentes podem ser feitos utilizando apenas uma pequena parte de materiais reciclados ou completamente a partir deles. No interior, os materiais reutilizados devem oferecer sempre as mesmas características que os materiais convencionais. Isto aplica-se tanto ao seu aspeto e toque como à sua durabilidade e longevidade.

“Através da utilização generalizada de materiais reciclados e o interior livre de couro animal nos modelos ID., estamos a melhorar ainda mais o equilíbrio ecológico dos nossos veículos – com altas exigências em háptico e qualidade de longo prazo. O feedback dos nossos clientes confirma que vamos continuar a expandir estas abordagens sustentáveis no futuro”, sublinhou Silke Bagschik, chefe da linha de produtos de mobilidade elétrica da Volkswagen.

Recorde-se que a Volkswagen pretende reduzir até 2030 as emissões de carbono por veículo em 40%, e a empresa planeia ter um equilíbrio neutro em termos climáticos até 2050, o mais tardar.

Para atingir estes objetivos, a Volkswagen analisa e otimiza o ciclo de vida completo do veículo: desde a investigação básica, passando pelo desenvolvimento e produção, até à reciclagem em fim de vida.

Etiquetas:
Artigos Relacionados