A Stellatins anunciou esta quinta-feira, 25 de maio, que o a Stellantis Ventures, fundo corporativo de capital de risco do grupo automóvel, investiu na Lyten para acelerar a comercialização de baterias de Lítio-Enxofre para veículos elétricos, que tem potencial de fornecer mais do dobro da densidade energética do que as de iões de lítio.
A contrário das baterias tradicionais de iões de lítio, as baterias de Lítio-Enxofre da Lyten não utilizam níquel, cobalto ou manganês, resultando numa pegada de carbono que se estima ser inferior em 60% à das melhores baterias do presente, tendo como fito alcançar uma bateria veículo elétrico com as emissões mais baixas no mercado mundial.
As matérias-primas para as baterias de Lítio-Enxofre podem obter-se e serem produzidas localmente, na América do Norte e na Europa, reforçando a soberania do abastecimento regional. Esta tecnologia irá satisfazer as necessidades das indústrias que procuram baterias leves e densas em termos energéticos, que estejam livres de perturbações na cadeia de abastecimento.
"A plataforma de materiais da Lyten representa um investimento fundamental para a Stellantis Ventures, em linha com os nossos objetivos ‘Dare Forward 2030’ de acelerar a implementação de tecnologias inovadoras e centradas nos clientes. Em específico, a bateria de Lítio-Enxofre da Lyten tem o potencial de se tornar num ingrediente-chave para permitir a adoção massiva de Veículos Elétricos em todo o mundo, e sua tecnologia em termos de materiais encontra-se, igualmente, bem posicionada para ajudar a reduzir o peso dos veículos, algo necessário para que a nossa indústria atinja as metas de neutralidade carbónica”, sublinhou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
As baterias de Lítio-Enxofre, compósitos e tecnologias de sensores da Lyten estão inicialmente a ser produzidos em Silicon Valley, no seu campus de 13 500 metros quadrados. Para além de produzir baterias para veículos elétricos, a Lyten está a trabalhar com clientes com quem já operava para começar a fornecer, já em 2023, baterias de Lítio-Enxofre e compósitos com infusão 3D Graphene para mercados especializados.