PiscaPisca

Sébastien Loeb consumou triunfo dominador no Rali dos Açores

Sem qualquer surpresa, Sébastien Loeb sagrou-se vencedor do Rali dos Açores. Este sábado, o nove vezes campeão do mundo de ralis só ganhou um dos sete troços realizados, mas conseguiu gerir bem o andamento e a margem de que dispunha para levar de vencida nesta jornada das Tour European Rally (TER) Series. Esta foi a estreia absoluta de Loeb na prova açoriana e aos comandos do Skoda Fabia RS Rally2.

Depois de ontem ter sido um claro dominador, Loeb começou o dia de sábado a perder uma classificativa pela segunda vez – foi segundo na PEC 6 (Tronqueira 1) a nove décimos de Andreas Mikkelsen (Skoda), com Nil Solans (Skoda) em terceiro a 8,5s e Rúben Rodrigues (Skoda) em quarto a 12,4s. Resultado semelhante se verificou na especial seguinte em Graminhais, mas desta feita Mikkelsen tirou dois segundos exatos a Loeb. Ole Christian Veiby (Skoda) assinou o quarto crono na frente de Ricardo Moura (Skoda).

Na PEC 8 (Ribeira Grande 1), Mikkelsen voltou a ditar o ritmo, desta feita com uma distância marginal face a Loeb – 0,1s – sendo Solans terceiro a 0,2s. O rali teve continuidade com a segunda ida à super-especial Grupo Marques, em que Mikkelsen foi meio segundo mais veloz do que Erik Cais (Skoda) e Loeb.

O norueguês ia ganhando terreno, mas pouco perante a vantagem que o francês tinha na geral. Em Tronqueira 2, Mikkelsen foi 2,2s mais rápido do que Cais e Loeb ficou em terceiro a 3,2s, ao passo que na PEC 11 Cais surpreendeu ao ditar o ritmo nove décimos na frente de Loeb. Ricardo Moura (Skoda) foi terceiro a 3,7s e Mikkselsen perdeu praticamente dez segundos para o líder da geral com o sexto tempo.

Restava a Power Stage na PEC 12 (Ribeira Grande 2). Loeb terminou a prova com o melhor tempo neste troço, batendo Mikkelsen por um segundo de modo a ganhar o rali com esclarecedores 19,2s de margem face ao mesmo adversário. Solans assinou o terceiro crono, Veiby foi quarto e Luís Miguel Rego (Skoda) o quinto na classificativa.

Já na geral final, atrás de Loeb e Mikkelsen, Solans completou o pódio já a mais de um minuto do topo, ao passo que Veiby concluiu em quarto na frente de Moura – que foi o melhor dos vários pilotos que competiram em casa.

Top dez da geral final:

Etiquetas:
Artigos Relacionados
Credibom