Renault R5 Turbo 3E é o novo Rei do Drift 100% elétrico

A Renault apresentou o novo R5 Turbo 3E, um modelo 100% elétrico que pretende assumir-se como o novo Rei do Drift. Este automóvel 100% elétric...

A Renault apresentou o novo R5 Turbo 3E, um modelo 100% elétrico que pretende assumir-se como o novo Rei do Drift. Este automóvel 100% elétrico, lançado no âmbito das comemorações dos 50 anos do Renault 5, presta uma homenagem contemporânea às suas mais lendárias versões desportivas, os Renault 5 Turbo e Turbo 2.  

"O R5 Turbo 3E combina design ultra-tecnológico com uma assumida exuberância cheia de referências ao mundo das corridas de automóveis e dos videojogos. Esta associação impulsiona o automóvel-espetáculo para a modernidade, na fronteira do real e do virtual. Este elétrico puro demonstra que a tração elétrica também pode ser divertida e ter um desempenho incrível! ", sublinhou Gilles Vidal, diretor de design da Renault.

O R5 Turbo 3E é mais um exemplo, depois do Protótipo Renault 5, do renascimento elétrico de um modelo emblemático da marca francesa. Pensado para os circuitos, o R5 Turbo 3E é um "drifter" por excelência. Elétrico puro com tração traseira, está dotado de dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, estando as baterias colocadas ao centro, debaixo do piso.

Os motores do R5 Turbo 3E têm uma potência total de 280 kW (380 cv) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponível, o que permite acelerat dos 0 aos 100 em apenas 3,5 segundos (3,9 segundos em modo Drift), para uma velocidade máxima de 200 km/h. A bateria, com uma capacidade de 42 kWh, permite conduzir sem constrangimentos numa sessão de curvas em drift ou gincana.  Neste último caso, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50º.

Para facilitar a gravação do desempenho a bordo, o R5 Turbo 3E tem 12 suportes de montagem de câmara, dentro e fora do carro.  Por exemplo, nos faróis na frente, e nos espelhos exteriores.  

Em matéria de design, este novo R5 Turbo 3E é um modelo revivalista, já que conta com alguns detalhes que se destacaram nos seus antepassados, caso das simbólicas entradas de ar do "Turbo 2" nas asas traseiras, o que permite que este novo modelo 100% elétrico conte com uma largura de 2,02 m (mais 25 cm do que o seu antecessor), um comprimento de 4 metros e uma altura de 1,32 metro. O seu ponto mais alto situa-se na enorme asa traseira que lhe permite permanecer colado ao chão, mesmo nos Drifts mais extremos.

À frente, o R5 Turbo 3E tem uma grelha com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para o efeito de solo. A divisão vertical em três partes é descendente direta do Renault 5 Turbo 2. Existem também faróis de nevoeiro "tal como na época" quadrados. Agora são quatro, cada um composto por 16 LED.

Na frente e na traseira, outros LED cor-de-rosa, azuis e amarelos iluminam-se e piscam quando o carro se atravessa e desliza, numa clara inspiração no mundo dos videojogos e nos anos 80 e 90.  

Alias a Renault não esconde que os videojogos "retro" também serviram de inspiração para os autocolantes da decoração do automóvel.   Para além disso, os vidros do R5 Turbo 3E em Plexiglass são adornados em tons rosa e na janela traseira esquerda, enquanto um autocolante "La Vie en Rose" traz um pouco de suavidade a este automóvel-espetáculo.

No interior o R5 Turbo 3E apresenta um ambiente moderno onde se misturam referências ao mundo das corridas de automóveis, aos videojogos e, claro, aos Renault 5 e Renault 5 Turbo 2 e à sua época.

Desta forma, os bancos “Carbon Fiber Racing Seat”, os cintos de segurança e o volante da Sabelt reforçam o ar desportivo deste modelo de zero emissões. Para além disso, conta com uma alavanca vertical do travão de mão, essencial nos veículos preparados para o Drift, está colocada no meio da consola central colorida com um amarelo muito "pop".

O mesmo amarelo misturado com rosa, é utilizado para realçar a mistura cinzenta e preta do tartan com motivos escoceses nos bancos e no tablier.  Deste tartan destaca-se um efeito visual desenhado a partir do logótipo da Renault.  Este último também aparece, em versão luminosa, à direita do centro do volante.  Todos estes efeitos coloridos contrastam com o preto do piso de cortiça e o tecido de alcântara a forrar o topo do tablier e o interior das portas.

O condutor conta ainda com 10 ecrã digitais instalados no tablier, que substituem os famosos dez mostradores analógicos à frente do condutor do Renault 5 Turbo 2. Funcionando como widgets, exibem gráficos inspiradas em Pixel Art e Glitch Art, com funções transcritas do mundo dos "jogos retro". Por exemplo, para ligar o veículo, é necessário premir o botão “free play" na consola central.  No mesmo espírito, os diferentes modos de condução são chamados "turbo" para drift, "invasor de pista" para a condução, "donut" para os piões, etc.

A Renault já fez saber que o novo R5 Turbo 3E vai ter a sua estreia mundial no Chantilly Arts et Élégance 2022, em frança, no dia 25 de setembro, e estará em exposição, a partir de 17 de outubro, no Salão Automóvel de Paris .

Etiquetas:
Artigos Relacionados