Renault 4Ever Trophy antecipa o futuro 4L elétrico

Por Redacção, há 3 meses em Novidades

Depois de ter dado a conhecer o Renault 5 elétrico que deverá chegar ao mercado dentro de dois anos, a Renault apresentou no Salão Automóvel de Paris, o 4Ever Trophy, um protótipo que celebra o 25.º aniversário do raid solidário 4L Trophy, e que antecipa o futuro SUV da marca francesa, inspirado no icónico Renault 4L.

Com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, o Renault 4L foi um modelo que marcou todas as classes sociais durante 60 anos. 

“O Renault 4 é um ícone. E os ícones nunca morrem. Hoje, é esta a dimensão universal do 4L, um carro que pode ser apreciado por todos, que queremos redescobrir através de uma reinterpretação moderna e elétrica do Renault 4”, sublinhou Luca de Meo, CEO da Renault.

Agora e com a aposta da marca francesa em relançar os icónicos modelos da marca com motorizações de zero emissões, o 4L ganha nova vida, e o protótipo revelado em Paris é assim a segunda reinterpretação elétrica de um modelo icónico da Renault, que continua a procurar inspiração na sua gloriosa história para eletrificar o seu futuro.

O SUV elétrico 4Ever Trophy apresenta-se com 4,160mm de comprimento, e com 2,570mm de distância entre eixos, uma largura de 1,950mm e uma altura de 1,900mm.

 

Este radical 4L tem por base a plataforma CMF-BEV, especifica para veículos elétricos, com a Renault a deixar claro que o 4Ever Trophy está equipado com um motor elétrico síncrono de 100 kW, 140 cv de potência, alimentado por uma bateria de 42kWh de iões de lítio.

Para além disso, este modelo faz uso de jantes de 19 polegadas com pneus 255/55, que incorporam um sistema de variação da pressão que pode ser controlado no habitáculo permitindo ajudar a fazer faze às situações mais complicadas em pisos de areia.

Alias este concept-car está totalmente equipado para todo-o-terreno apresentando-se com uma elevada altura ao solo beneficiando para isso de uma suspensão reforçada, bem como acessórios que ajudam ao resgate em situações mais complicadas, como seja, a tradicional pá e as placas alojadas na secção superior da porta traseira, a que se junta um pneu sobresselente localizado sobre o tejadilho em fibra de carbono.

Em matéria de design, este 4Ever Trophy não esconde a sua inspiração já que segundo a Renault, a silhueta é marcada pelo pilar C que apresenta uma forte inclinação, bem como pelo capot reto com uma generosa entrada de ar e para-choques simples. Para além disso, existe ainda uma aparência retilínea, que faz lembrar o clássico 4L.

Apesar disso, o 4Ever Trophy conta com detalhes modernos, com destaque para os faróis de LED, a que se juntam puxadores de portas escamoteáveis e câmaras que substituem os espelhos retrovisores exteriores. Ou seja, o estilo ‘retro’ deste modelo combina harmoniosamente com a imagem de todo-o-terreno e muita tecnologia que é utilizada neste protótipo.

A secção inferior do 4Ever Trophy, pintada em cinzento prata gun metal, foi concebida tendo em vista os grandes espaços abertos. Um convite declarado à exploração de novos horizontes, este concept car automóvel denota um espírito claramente aventureiro. Tem um inegável poder de atração, com o revestimento prateado e os destaques magenta nas correias do tejadilho, nas molas de suspensão e nos emblemas das rodas, e outros tantos detalhes.

Os grandes painéis de proteção de carroçaria, na secção inferior, são feitos com uma folga considerável de 20 cm em torno dos arcos das rodas, e a zona inferior foi reforçada para proporcionar maior proteção à bateria localizada no meio do chassis.

“Para projetar o 4Ever Trophy na era moderna, trouxemos tecnologia e sofisticação à sua forma, sem elementos supérfluos. Todos esses ingredientes foram cuidadosamente elaborados para que o design seja adequado tanto para quem conhece o Renault 4 e sua gloriosa história, bem como para as novas gerações", sublinhou Gilles Vidal, diretor de Design da Renault.

Etiquetas:
Artigos Relacionados