Os Rally1, carros da categoria de topo do Mundial de Ralis (WRC), terão um som mais alto quando rodam em modo totalmente elétrico. O Conselho Mundial da FIA reuniu-se no Bahrein na semana passada e aprovou este ajuste aos regulamentos, que entrará em vigor a 1 de maio – ou seja, pouco antes do Rali de Portugal.
Segundo o site Motorsport.com, os construtores terão de instalar um módulo de som aos seus carros, que produza pelo menos 80dB de ruído numa área aberta dois metros à frente e atrás do carro, e a um metro de altura face ao nível do piso. O módulo será ativado assim que o modo elétrico (EV) também o é, desligando-se quando a velocidade for superior a 30km/h.
Apesar de em contexto de competição utilizarem motorização convencional, os Rally1 estão equipados com um motor elétrico de 100kW – padrão para todos os fabricantes – e têm de usar obrigatoriamente o modo elétrico em certas zonas nas secções de ligação, no parque de assistência e em torno do mesmo. A ideia é, em parte, reduzir a poluição sonora e a perturbação.
Os novos ajustes que vigorarão a partir de maio visam, ao que tudo indica, questões de segurança – isto para tornar os carros mais percetíveis às muitas pessoas que circulam no parque de assistência.