Thierry Neuville chega ao Rali de Portugal após o fim da sequência de pódios com que começou a época de 2023 do Mundial de Ralis (WRC). O Rali da Croácia, primeiro do ano em asfalto puro, não correu de feição ao homem da Hyundai, que agora se apresenta no norte de Portugal com o intuito de dar a volta por cima.
O belga começou por explicar em comunicado que esta é uma prova para a qual a preparação é mais facilitada: ‘É mais fácil preparar um rali em que sabes o que vem aí, especialmente com anos de experiência – tivemos condições secas e muito quentes, mas também lá enfrentámos frio e chuva. Fizeste frequentemente a maioria das classificativas em ambos os sentidos e várias vezes. No entanto, mesmo os ralis que conhecemos bem têm sempre novos elementos, o que requer muita preparação e trabalho antes da prova. Precisamos de saber o que nos espera, exatamente onde vamos e, na maior parte das vezes, precisamos de ter isto antes do teste pré-rali para o tornar oo mais eficiente possível’.
No que concerne às suas expectativas, Neuville afirmou: ‘Espero que Portugal seja um dos ralis em terra mais fáceis aos quais vamos este ano. O ambiente, primeiro e acima de tudo, destaca-se verdadeiramente, há sempre uma enorme quantidade de espectadores. Temos o icónico salto de Fafe, algumas estradas realmente arenosas, classificativas com um piso duro em Amarante, e é ótimo ter tantos adeptos entusiastas lá connosco’.