Elfyn Evans cimentou a posição de liderança durante a tarde de sábado do Rali da Croácia. Nas últimas quatro especiais do dia, o homem da Toyota conseguiu uma vantagem superior a 25 segundos na geral.
A segunda parte de sábado começou com Sébastien Ogier (Toyota) a ditar o ritmo na PEC 13 (Kostanjevac-Petruš Vrh 2), superando Ott Tänak (M-Sport Ford) por 0,4s. Com Evans apenas em quinto, o estónio aproveitou para se aproximar do topo. Na especial seguinte, Tänak voltou a ganhar terreno com o tempo mais veloz no troço de Vinski Vrh-Duga Resa 2, ao bater Kalle Rovanperä (Toyota) por nove décimos. Evans cedeu 3,4s com o quarto crono, também atrás de Ogier.
Na PEC 15 (Ravna Gora-Skrad 2) foi a vez de Rovanperä ditar o ritmo com 2,4s de margem sobre Ogier. Evans, terceiro, recomeçou a distanciar-se no topo e ganhou 4,2s a Tänak, que foi quinto. O dia terminou em Platak com a PEC 16, na qual Ogier terminou com o melhor registo 0,7s na frente de Rovanperä. Esapekka Lappi (Toyota) foi terceiro, com Evans em quarto e Takamoto Katsuta (Toyota) em quinto. Tänak ficou em sexto.
Assim, a quatro especiais do fim, Evans lidera com 25,4s de avanço face a Tänak. Lappi é um tranquilo terceiro classificado a 55,4s da liderança e com mais de um minuto de margem perante Ogier – que esta tarde alcançou o quarto posto. Rovanperä é quinto e Katsuta sexto, tendo sido todos beneficiados pelos problemas de Pierre-Louis Loubet (M-Sport Ford) com os pneus que o atiraram de quarto para sétimo.
Nikolay Gryazin (Citroën) esteve em grande foco no WRC2 ao ganhar três dos quatro troços da tarde – o outro foi de Gus Greensmith (Skoda) – mas a liderança da categoria é de Yohann Rossel (Citroën) com apenas 11,5s de vantagem para Gryazin. Emil Lindholm (Skoda) é terceiro já a 1m22,2s. Gryazin também venceu três das quatro especiais da tarde no WRC2 Challenger, onde comanda com 2m01,1s de distância sobre Sami Pajari (Skoda). Armin Kremer (Skoda) é terceiro a 8m20,8s. Nicolas Ciamin estava na luta pelos lugares de pódio (liderava em WRC2 Challenger), mas um despiste na PEC 13 deixou o gaulês do Volkswagen fora da contenda.
Roberto Núñez venceu três das especiais vespertinas do WRC3 e duas do Junior WRC, mas na geral de ambas as classes o líder é Laurent Pellier. O gaulês está a controlar os acontecimentos e está 1m34,2s na frente de Tom Rensonnet, com Kelly Eamonn em terceiro a 2m04,5s.
Top dez da geral após a PEC 16: