Primeira vitória de Janus van Kasteren no Dakar em camiões

Janus van Kasteren alcançou a vitória no Dakar 2023 em camiões. Para tal, chegou-lhe o sétimo tempo na 14.ª e última etapa que se disputou este domingo.

Num dia que era essencialmente de consagração tendo em conta as margens no topo da classificação, Vaidotas Paskevicius (Fesh Fesh Team/Tatra) foi o mais rápido, superando Mitchel van den Brink (Eurol Team de Rooy Iveco) por apenas sete segundos para obter a sua única vitória em etapa. Jaroslav Valter (Tatra Buggyra ZM Racing) foi terceiro a 1m46s e, não fosse sofrer uma penalização de dois minutos, teria sido ele o vencedor da tirada. Igor Bouwens (Gregoor Racing Team/Iveco) e Martin van den Brink (Eurol Team de Rooy Iveco) completaram o top cinco do dia.

Na geral final, van Kasteren (Boss Machinery Team de Rooy Iveco) obteve o triunfo com claros 1h14m34s de margem sobre Martin Macik (MM Technology/Iveco). O holandês dominou a prova desde o abandono de Ales Loprais (Instaforex Loprais Praga), que estava a ter a supremacia até que optou por se retirar depois de um acidente em que atropelou um espectador – episódio esse do qual não teve culpa dolosa. Martin van den Brink concluiu em terceiro acima de Mitchel van den Brink, ao passo que o melhor não Iveco foi Valtr em quinto.

Top dez da etapa:

Top dez da geral final:

Etiquetas:
Artigos Relacionados