Polestar 2 ganha mais potência e autonomia

O Polestar 2 foi atualizado com a nova geração de motores elétricos, que apresentam melhorias substanciais na performance e que contam com bateria ainda mais potentes para uma maior autonomia.

As variantes Single motor do Polestar 2 têm agora tração traseira, sendo alimentadas por um motor de íman permanente recentemente desenvolvido e por um inversor em carboneto de silício.

O novo motor tem uma potência até 220 kW (anteriormente era 170 kW) e é otimizado para obter máxima eficiência e binário 490 Nm, face aos anteriores 330 Nm aumentando ainda mais o desempenho dinâmico do automóvel.

Desta forma, o Polestar 2 passa a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, ou seja 1,2 segundos mais rápido. Já a variante do Polestar 2 Dual motor tem agora polarização traseira capaz de proporcionar um maior prazer de condução e uma melhor performance, beneficiando de um setup completamente reequilibrado da transmissão.

O novo motor traseiro é a fonte primária da transmissão sendo suportado, no eixo dianteiro, por um novo motor assíncrono, o que permite uma maior produção total do sistema que é agora de 310 kW e 740 Nm de binário, um aumento em relação aos 300 kW e 660 Nm originais, uma tração melhorada, uma maior eficiência global e uma melhor performance, já que acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.

A Polestar revelou ainda que estes ganhos na eficiência são ainda suportados pela função de desativação do motor dianteiro que pode ser acionada quando este não é necessário. Quando o condutor necessita de mais potência, o motor dianteiro ativa-se de forma instantânea. Já a versão opcional com o Performance permite obter 350 kW de potência e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos.

A marca fez saber que é possível adquirir um aumento de potência e de performance realizando o download do upgrade de software que poderá ser aplicado remotamente nas versões Long range Dual motor.

“A mudança da tração dianteira para a tração traseira nas variantes Single motor, e a redefinição da relação de binário na variante Dual motor para uma maior sensação de condução com tração traseira, eleva a experiência de condução do Polestar 2 para um novo nível” sublinhou Joakim Rydholm, Head of Chassis Development da Polestar. “O renovado Polestar 2 é um automóvel ainda mais ágil e mais divertido de conduzir, mantendo a sua estrutura compacta e um sentido de controlo completo, ao mesmo tempo que acrescenta mais maturidade e maior conforto”, concluiu o responsável da Polestar.

Para além do melhor despenho, o Polestar 2 passa aina a contar com novas baterias de iões de lítio capazes de melhorar a eficiência e os tempos de carregamento.

Desta forma, a marca fez saber que a versão Long range estão agora equipadas com baterias de 82 kWh de capacidade da CATL com 27 módulos, enquanto as baterias para as versões Standard range mantêm a capacidade de 69 kWh com 24 módulos, sendo agora fornecidas pela LG Chem.

Estas baterias renovadas beneficiam de uma unidade de desconexão redesenhada, de um upgrade nas barras e de uma química celular melhorada, permitindo possibilidades de carregamento mais elevadas até 205 kW DC para as baterias Long range e 135 kW para as baterias Standard range.

Com estas novas baterias e a otimização do fornecimento de energia proporcionado por motores mais potentes o Polestar 2 ganha uma maior autonomia, com a versão Long range Dual motor a passar a contar com 592 de autonomia no ciclo WLTP, o que representa um aumento de 105 km.

Já a versão Standard range Single motor é agora capaz de atingir 518 km de autonomia, uma melhoria de 40 km, e a versão Long range Single motor pode atingir 635 km, o que representa um acréscimo de 84 km de autonomia.

O renovado Polestar 2 conta ainda com um equipamento de série mais completo, passando a incluir as funções como o Blind Spot Information System (BLIS) com apoio à direção, o Cross Traffic Alert com apoio de travagem e o Rear Collision Warning & Mitigation, bem como uma câmara de 360º e espelhos exteriores anti encadeamento. A função de carregamento wireless para telemóvel faz agora também parte do equipamento de série em todas as versões.

 A marca sueca já revelou que o renovado Polestar 2 já pode ser encomendado cm preços que arrancam nos 53.400 euros, e que as primeiras entregas estão previstas para começar no terceiro trimestre de 2023.

Todos os preços do renovado Polestar 2

Versão – Capacidade da Bateria - potência – Preço

Long range Dual motor com Performance Pack AWD – 82 kWh – 350 kW / 476 cv – 66.900 euros

Long range Dual motor AWD – 82 kWh – 310 kW / 421 – 60.900 euros

Long range Single motor RWD – 82 kWh – 220 kW / 299 cv – 56.900 euros

Standar range Single motor RWD – 69 kWh – 200 kW / 272 cv – 53.400 euros

Etiquetas:
Artigos Relacionados