AutoGear
Redes Sociais

Ott Tänak mantém-se no topo do Rali da Finlândia com curta distância

Ott Tänak dilatou a sua margem na frente do Rali da Finlândia no fim da manhã de sábado. No entanto, tudo continua em aberto e sem um candidato muito...

Ott Tänak dilatou a sua margem na frente do Rali da Finlândia no fim da manhã de sábado. No entanto, tudo continua em aberto e sem um candidato muito mais evidente à vitória, tendo em conta as curtas margens que persistem nesta oitava ronda do Mundial de Ralis (WRC).

Na manhã deste sábado, a ação começou em Päijälä com a PEC 11, na qual Elfyn Evans bateu o colega da Toyota, Kalle Rovanperä, por sete décimos. Tänak (Hyundai) fez o terceiro registo a 4,3s, mas mesmo assim ganhou tempo ao seu principal perseguidor – Esapekka Lappi (Toyota), que ficou em quarto.

Foi depois disputada a PEC 12 (Rapsula 1), na qual Rovanperä  foi 2,5s mais veloz do que Tänak e Lappi foi apenas quarto, voltando a ceder terreno ao líder – 1,8s, desta vez. Craig Breen (M-Sport Ford) foi forçado a abandonar. Já na 13.ª especial (Patajoki 1), Rovanperä superou Lappi por 1,7s, Evans foi terceiro a 3,2s e Tänak fez o quarto crono a 3,3s: o que significa que cedeu 1,6s a Lappi.

A parte matinal terminou no troço de Vekkula para a PEC 14, na qual Tänak foi o mais rápido. O estónio superou Rovanperä por 1,3s, sendo Evans terceiro a 2,4s e Lappi quarto a 2,7s. Deste modo, o estónio terminou esta primeira parte do dia com 9,5s de avanço face a Lappi no comando, sendo Rovanperä terceiro com 12,9s de atraso. Evans está em quarto a 17,9s e Thierry Neuville (Hyundai) completa o top cinco já a praticamente um minuto do topo.

Entre os Rally5 e o WRC2 Open, Teemu Suninen (Hyundai) continua a ser o líder, mas Emil Lindholm (Skoda) foi o mais veloz da categoria em todos os troços desta manhã e está a apenas 5,7s de distância. Para além disso, lidera o WRC2 Junior de forma dominadora com 32,2s de margem sobre Sami Pajari (Skoda). Mikko Heikkilä (Skoda) estava na luta pelos lugares cimeiros destas classes, mas foi forçado a abandonar devido a acidente na PEC 12.

Por fim, no WRC3 Open, continua o domínio de Lauri Joona, que ao ter liderado todas as especiais deste sábado até agora alargou a sua margem de liderança para 2m17,4s face a Jan Černý. Toni Herranen começou o dia como o principal perseguidor do líder, mas atrasou-se na PEC 13 e caiu para terceiro ficando fora da contenda.

Top dez da geral após a PEC 14:

Etiquetas:
Artigos Relacionados
SportTV Halfpage