Mundo do desporto motorizado de luto: Faleceu Ken Block

Ken Block faleceu esta segunda-feira aos 55 anos de idade. O piloto de ralis, conhecido também pelas suas acrobacias Gymkhana, não resistiu a um acidente de moto de neve.

O norte-americano estava a conduzir o veículo no seu Rancho quando este capotou numa encosta íngreme e aterrou em cima de si. As autoridades declararam o óbito no local.

O departamento do Xerife do Condado de Wasatch informa em comunicado: ‘O condutor, Kenneth Block, [...] estava a conduzir uma moto de neve numa encosta íngreme quando a moto de neve capotou, aterrando em cima dele. Ele foi declarado morto no local devido às lesões sofridas no acidente. O sr. Block estava a conduir com um grupo, mas estava sozinho quando o acidente ocorreu. O Departamento Estatal de Medicina Legal irá determinar a causa de morte oficial. Estamos tristes por saber da perda de Kenneth e os nossos corações estão com a família e amigos dele tão profundamente afetados’.

A carreira desportiva de Block desenrolou-se principalmente nos Estados Unidos da América e nos ralis daquele país, mas teve participações esporádicas em várias temporadas do Mundial de Ralis (WRC). Também competiu no Global Rallycross , no Americas Rallycross e, ocasionalmente, no Europeu de Ralicross e no Mundial de Ralicross – sempre em carros Ford, que adotou em 2010 depois de pilotar Subaru desde 2007 até esse ano.

Mas foi mesmo a série de vídeos Gymkhana que mais protagonismo deu ao piloto. Aí, realizava acrobacias automóveis em diversas localizações (umas mais conhecidas do que outras), fundando também o evento anual Gymkhana Grid: uma corrida de gymkhana que se realiza todos os anos ao nível global.

À família e amigos enlutados de Ken Block, o AutoGear expressa sentidas condolências.

Etiquetas:
Artigos Relacionados