Mohammed ben Sulayem anuncia proposta de mudanças das regras da F1 para 2023 contra o porpoising

A FIA vai apresentar uma nova versão dos regulamentos da Fórmula 1 para a próxima época no Conselho Mundial desta semana – orientados a mitigar ainda...

A FIA vai apresentar uma nova versão dos regulamentos da Fórmula 1 para a próxima época no Conselho Mundial desta semana – orientados a mitigar ainda mais a questão do porpoising dos monolugares, e na sequência de discussões com as atuais equipas.

O anúncio surgiu esta terça-feira, nas redes sociais do próprio presidente da entidade federativa – Mohammed ben Sulayem – que escreveu: ‘Tendo discutido o problema do porpoising com todos os 20 pilotos e dez chefes de equipa da F1, esotu contente por confirmar que iremos submeter os regulamentos de 2023 atualizados ao Conselho Mundial desta semana para resolver isto, além das medidas já tomadas para o resto desta temporada’.

O porpoising é um fenómeno de oscilações aerodinâmicas que surgiu com as novas regras técnicas deste ano. Tem vindo a ser uma preocupação maior para algumas equipas – como a Mercedes – do que para outras. Foi introduzida uma diretiva técnica mais para o imediato, que entrará em vigor no GP da Bélgica.

Para a FIA, esta trata-se de uma questão de segurança que tem de ser resolvida, mas nem todas as equipas concordam, havendo quem veja esta como uma tomada de posição para nivelar um pouco mais o pelotão.

Etiquetas:
Artigos Relacionados