Marc Surer: ‘A Mercedes vai fazer uma cópia do Red Bull no próximo ano...’

É inegável que a Mercedes falhou no seu projeto de Fórmula 1 para este ano, vendo-se arredada da luta pelos pódios, vitórias e títulos à qual estava h...

É inegável que a Mercedes falhou no seu projeto de Fórmula 1 para este ano, vendo-se arredada da luta pelos pódios, vitórias e títulos à qual estava habituada desde 2014. Mesmo com a mitigação do porpoising, o W13 ainda não está ao nível do Red Bull RB18 e do Ferrari F1-75, e para Marc Surer a Mercedes irá apostar numa «cópia» para reagir em 2023.

O antigo piloto disse ao site Formel1.de que espera que a equipa germânica siga o conceito da Red Bull em 2023, conseguindo assim recuperar o caminho dos bons resultados: ‘A Mercedes não construiu o chassis perfeito este ano. Eles vão fazer uma cópia do Red Bull no próximo ano, pelo menos concetualmnente, e depois irão estar de volta’.

Surer considera que a Mercedes adquiriu experiência útil com as lutas deste ano, mostrando ter conseguido lidar bem com os contratempos: ‘É claro que tens um atraso quando fazes um novo conceito. Por outro lado, eles aprenderam bastante com o porpoising deles. E penso que essa experiência não foi para nada. Isso significa que eles conseguiram lidar com um problema, melhor do que os outros, tenho de dizer’.

Refira-se que o aspeto mais diferenciador em termos visuais entre os monolugares da Red Bull e da Mercedes são os flancos, com o W13 a tê-los bastante «magros». Porém, há outras diferenças essenciais como o fundo plano, a própria aerodinâmica e o conceito de suspensão (push-rod na traseira do RB18 e pull-rod na traseira do W13), entre outros elementos.

Etiquetas:
Artigos Relacionados