AutoGear
Redes Sociais

Liderança de Ott Tänak após a PEC 6 do Rali da Finlândia

Ott Tänak assumiu esta manhã a liderança do Rali da Finlândia, oitava ronda do Mundial de Ralis (WRC). O campeão de 2019 tem sido um dos mais consiste...

Ott Tänak assumiu esta manhã a liderança do Rali da Finlândia, oitava ronda do Mundial de Ralis (WRC). O campeão de 2019 tem sido um dos mais consistentes esta sexta-feira, mas a concorrência está também muito próxima.

Este primeiro dia completo do rali começou com a PEC 2 (Laukaa 1), na qual Tänak rubricou o melhor tempo 2,7s na frente de Esapekka Lappi (Toyota) para assumir o comando do rali acima do mesmo rival. Craig Breen (M-Sport Ford) foi terceiro e Elfyn Evans (Toyota) quarto, passando para terceiro na geral. 

Thierry Neuville (Hyundai), que ontem tinha sido o mais veloz da PEC 1, teve dificuldades com a aderência e não foi além do décimo registo, descendo a quinto. Pior sorte teve o seu colega Oliver Solberg, que com um aparatoso despiste do qual saiu ileso foi forçado a abandonar.
Seguiu-se a primeira ida a Lankamaa, onde Lappi foi 0,3s mais veloz do que Tänak, não o destronando do comando. Breen repetiu o terceiro registo, na frente de Kalle Rovanperä (Toyota) e de Evans. O líder do campeonato subiu a quinto no rali. Depois de uma passagem pelo parque de assistência, a PEC 4 voltou a Laukaa, e Tänak ditou novamente o ritmo: desta feita bateu Lappi por 0,4s. Evans  foi terceiro a 1,1s, Breen acabou em quarto e Rovanperä em quinto.

Razões de segurança levaram ao cancelamento da PEC 5 (Lankamma 2), eventualmente devido a comportamentos menos corretos dos adeptos embora não tenha sido dada uma justificação oficial. Certo é que o rali ficou com menos um troço e prosseguiu com a sexta classificativa (Harju 2).

Num curto troço de 2,01km, Katsuta foi o mais veloz, batendo Tänak e Neuville por um décimo de segundo. Jari Huttunen (M-Sport Ford) fez o quarto tempo a 0,4s, seguindo-se Lappi e Evans igualados a 0,9s. Rovanperä foi apenas nono a 2,1s. Neste momento, Tänak lidera a geral 6,2s na frente de Lappi, com Evans em terceiro a 11,1s. Breen é quarto a 13,5s e o top cinco é completado por Rovanperä que está a 15,3s do líder.

Top dez da geral após a PEC 6:

Etiquetas:
Artigos Relacionados
SportTV Halfpage