Kia EV6 mostra a sua resistência ao cumprir 5109 km percorrendo 16 países

Por Redacção, há 4 meses em Últimas notícias

Ligar Oslo na Noruega a Lisboa em Portugal, foi o objetivo da equipa Max Adventure ao volante de um Kia EV6, modelo 100% elétrico, para assinalar o Dia Mundial do Veículo Elétrico.

A aventura inspirada no feito de Stirling Moss em 1952 quando, numa manobra publicitária para promover o então novo saloon de 4 portas Humber Super Snipe, juntamente com três amigos, visitou 15 países europeus em menos de cinco dias.

Agora o novo desafio realizado aos comandos do Kia EV6 Air, foi ainda mais além ao cumprir um percurso que percorreu 16 países e 5109 km em pouco mais de 89 horas, ou seja, cerca de 4 dias, usando um modelo de série 100% elétrico e a infraestrutura de carregamentos existente.

A aventura começou na sede da Kia na Noruega, situada em Oslo, terminando com a sua chegada à Kia Portugal, em Lisboa. O desafio “Driven to Extremes Euro EV Marathon”, tinha como objetivo levar o EV6 a atravessar 15 países em 120 horas, e a equipa da Max Adventure foi capaz de conseguir o feito em menos um dia e acrescentar um país extra ao itinerário após ter ficado clara a rapidez com que iria conseguir cumprir a distância.

Parando apenas para carregar o veículo e mudar de condutor, o trio de pilotos funcionou por turnos e cumpriu sempre os limites de velocidade dos países que visitou.

Saindo de Oslo, no dia 5 de setembro, a equipa dirigiu-se para a fronteira com a Suécia, seguindo-se a Dinamarca, e depois Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, França, Suíça, Liechtenstein, Áustria, Itália, Eslovénia, Mónaco, Espanha e, finalmente, Portugal, a 8 de setembro.

Tirando partido da autonomia e tecnologia de carregamento rápido de 800 V do Kia EV6 Air, a equipa da Max Adventure recorreu ao “Kia Charge” para diminuir o seu tempo de viagem, e contou para isso com os pontos de carregamento rápido ao longo da rota, o que permitiu voltar tão prontamente quanto possível à estrada após cada paragem.  

Com uma autonomia WLTP de até 528 km numa só carga, o Kia EV6 Air é capaz de reabastecer a bateria dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos com um carregador de 350 kW, ou em 1 hora e 13 minutos com um carregador de 50 kW, o que permitiu à equipa selecionar os pontos de paragem ideais ao longo do percurso.

“O objetivo nunca foi superiorizarmo-nos a Sir Stirling, mas sim demonstrarmos que é fácil empreender grandes viagens transcontinentais num veículo elétrico aqui e agora, em 2022. Muita gente ainda encara os que os veículos 100% elétricos como sendo ineficazes ou incapazes de assumir a função de meio de transporte quotidiano fora de um contexto urbano, mas o Kia EV6 e a rede de postos de carregamento demonstram que tal não é verdade”, sublinhou Mac Mackenney, líder da Max Aadventure.

Etiquetas:
Artigos Relacionados