Jaguar Land Rover anuncia parceria para melhorar eficiência dos futuros modelos elétricos

A Jaguar Land Rover e a Wolfspeed, anunciaram esta quarta-feira, 2 de novembro, uma parceria estratégica para o fornecimento de semicondutores de carboneto de silício que será utilizado veículos elétricos da nova geração do construtor britânico, com o objetivo de melhorar a eficiência dos motores e aumentar a autonomia.

A tecnologia avançada de carboneto de silício da Wolfspeed será utilizada especificamente no inversor do veículo, que gere a transferência de energia da bateria para o motor elétrico. Os primeiros veículos Range Rover com esta tecnologia vão estar disponíveis a partir de 2024, enquanto o novo Jaguar totalmente elétrico será lançado no ano seguinte.

A tecnologia da Wolfspeed, permite que os sistemas de propulsão elétrica funcionem em todas as gamas de tensões, de 400 a 800 V. Os dispositivos de potência de carboneto de silício serão produzidos na Mohawk Valley Fab da Wolfspeed, situada em Marcy (Nova Iorque), a maior fábrica de produção de carboneto de silício de 200 mm do mundo. Esta fábrica totalmente automatizada amplia drasticamente a capacidade de tecnologias de carboneto de silício da Wolfspeed, permitindo-lhe satisfazer a procura global crescente de produção de veículos elétricos e outros produtos tecnológicos avançados.

“Conhecemos-nos bem, dado que trabalhámos com a equipa Jaguar TCS Racing nas últimas cinco temporadas. Ao ampliar esta relação para uma parceria estratégica como parte na nossa estratégia Reimagine, podemos integrar a tecnologia avançada de carboneto de silício da Wolfspeed nos nossos veículos elétricos de nova geração para proporcionar aos nossos clientes uma maior autonomia e melhor performance”, sublinhou Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover.

A aliança agora anunciada é a mais recente no programa da Jaguar Land Rover para estabelecer parcerias estratégicas com líderes no setor com o objetivo de reforçar os seus veículos de luxo futuros de última geração. Recorde-se que em fevereiro de 2022, a Jaguar Land Rover anunciou uma parceria com a NVIDIA para desenvolver sistemas avançados de condução automática definidos por software que serão integrados nos veículos de nova geração a partir de 2025.

Para além disso, este é mais um passo da Jaguar Land Rover, com vista a atingir a neutralidade nas emissões de carbono em toda a sua cadeia de fornecimento, produtos e operações antes de 2039.

Etiquetas:
Artigos Relacionados