A Jaguar Land Rover anunciou que formalizou uma parceria estratégica plurianual com a Nvidia, líder em inteligência artificial (IA) e soluções informáticas, para desenvolver sistemas de condução autónoma, bem como novos serviços e experiências baseados na inteligência artificial.
A partir de 2025, todos os veículos novos da Jaguar e Land Rover serão baseados na plataforma definida por software Nvidia Drive, para disponibilizar uma variedade de sistemas de segurança, condução e estacionamento automáticos e assistência ao condutor.
O veículo irá incorporar funções internas de inteligência artificial, como os controlos do condutor e dos passageiros, em complemento a uma visualização avançada do ambiente exterior.
Esta solução integral baseia-se no Nvidia Drive Hyperion, que incorpora computadores de veículo autónomo centralizado Drive Orin; o software Drive AV e Drive IX; sistemas de segurança e interligação; e sensores periféricos.
O Drive Orin funciona como o cérebro de inteligência artificial do veículo e controla o sistema operativo da Jaguar Land Rover, enquanto o Drive Hyperion adota a função de sistema nervoso central.
As funções definidas por software da Jaguar Land Rover e a sua arquitetura de validação e verificação integral irão permitir a utilização de serviços inovadores de condução automática e assistida ao longo de toda a vida do veículo graças às diferentes atualizações de software sem fios.
“A parceria e o intercâmbio de conhecimentos com a Nvidia, uma empresa líder no setor, é o fator chave para materializar a nossa estratégia Reimagine e definir novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade”, sublinhou Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover em comunicado
Recorde-se que a Jaguar Land Rover tem como objetivo atingir a neutralidade de emissões de carbono em toda a sua cadeia de fornecedores, produtos e operações até 2039.