Sébastien Loeb fez história no Dakar 2023 este sábado. O francês ganhou a 13.ª e penúltima etapa, somando já seis vitórias consecutivas – todas desde o domingo passado, numa segunda semana avassaladora da sua parte. É também o seu sétimo triunfo nesta edição, uma quantidade que ninguém conseguia desde Carlos Sainz em 2011.
Nesta tirada, o piloto da Bahrain Raid Xtreme impôs-se de novo de forma clara: superou Nasser Al-Attiyah (Toyota) por 5m28s, sendo que o qatari recebeu um minuto de penalização. Mattias Ekström foi terceiro no único Audi que resta em prova, seguindo-se depois dois Toyota – Henk Lategan, da equipa oficial, e Yazeed Al Rajhi, da Overdrive Racing. Lucas Moraes (Overdrive Racing/Toyota) foi apenas sétimo, cedendo 12m07s a Loeb.
À entrada para o último dia do Dakar 2023, Al-Attiyah está com o triunfo praticamente selado, tendo 1h21m42s de avanço sobre Loeb. Em terceiro mantém-se Moraes, mas agora a 14m08s de Loeb, ao passo que o top cinco é fechado por Giniel de Villiers (Toyota) e Lategan – que estão já a mais de uma hora das posições de pódio.
Top dez da etapa:
Top dez da geral: