Desde que em 2018 perdeu o seu lugar na Hyundai, Hayden Paddon nunca mais conseguiu vaga a tempo inteiro no Mundial de Ralis (WRC). E, agora, já não está ativamente à procura de voltar à classe máxima do campeonato.
Em 2019, o neozelandês ainda chegou a ter assinadas duas participações com a M-Sport Ford, mas um acidente afastou-o da Finlândia e depois viu o Rali da Austrália desse ano cancelado devido aos fogos florestais. Agora com 35 anos de idade, confidenciou ao site Motorsport.com que o WRC já não faz parte dos planos que persegue:
– Agora estou obviamente numa parte diferente da minha carreira, não estou a tentar voltar ao WRC. Quando és novo fazes tudo do WRC e do WRC2 para tentar chamar a atenção, mas esse navio agora já zarpou, obviamente, por isso escolhi um programa do qual irei desfrutar mais e é mais amigável em termos orçamentais para nós’.
Paddon referia-se ao projeto de disputar provas do Europeu de Ralis (ERC) com um Hyundai i20 Rally2, para além de competir na Nova Zelândia – observando que lhe dá chances de vencer à geral: ‘O grande apelo do ERC é o facto de poderes ganhar ralis puramente e no WRC2 estás numa categoria. Gosto de ganhar, por isso quero ganhar ralis e não apenas categorias. Nunca existiram quaisquer discussões [com a Hyundai para 2023]. Sou muito realista e quando estás fora do jogo durante quatro ou cinco anos, é muito mais complicado voltar’.