Frederik Vesti consumou a sua primeira vitória em corrida feature de Fórmula 2 este domingo em Jidá (Arábia Saudita). O piloto da Prema superou Jack Doohan, depois de herdar o comando em consequência do acidente de Victor Martins.
O francês da ART Grand Prix partiu da pole position, mas depois do arranque perdeu a posição para Oliver Bearman (Prema). Doohan (Virtuosi Racing) e Vesti ficaram nas posições subsequentes. Brad Benavides (PHM Racing by Charouz) ficou parado em pista depois de um incidente na segunda volta, o que desencadeou um safety car virtual.
Bearman conseguiu dilatar a sua margem, enquanto Martins se teve de defender de Doohan e Vesti. Na oitava volta, Bearman e Martins fizeram as suas trocas de pneus obrigatórias e, duas voltas depois, o francês atacou o britânico – consumou a ultrapassagem, mas por ter saído de pista foi obrigado a devolver a posição.
Cenário diferente na volta seguinte, em que Martins completou a ultrapassagem para se instalar na dianteira. Bearman, por seu turno, viria a perder posição também para Vesti. As voltas 16 e 17 foram fatais para as aspirações de Bearman e de Martins, que ficaram fora da contenda devido a piões – o campeão do mundo de Fórmula 3 do ano passado abandonou.
Deste modo, Vesti herdou o comando real da prova – atrás de cinco rivais que ainda tinham de parar nas boxes – durante um período de safety car virtual que se seguiu. Até ao fim, o dinamarquês não teve oposição e levou de vencida com 3,959s de avanço para o australiano. Jehan Daruvala (MP Motorsport) recuperou para fechar o pódio, na frente do vencedor de ontem, Ayumu Iwasa (DAMS).
Dennis Hauger (MP Motorsport) foi quinto. Théo Pourchaire (ART Grand Prix), que entrou na Arábia Saudita a liderar o campeonato, não pontuou com o 13.º lugar – três posições atrás de Bearman, que conseguiu salvar um ponto com o décimo posto. Arthur Leclerc (DAMS) juntou aos três pontos do oitavo posto o ponto extra da volta mais rápida.
Resultados:
Créditos da tabela de resultados: © 2023 Formula Motorsport Limited