Na conferência de imprensa de lançamento do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, o chefe de equipa da AlphaTauri, Franz Tost, afirmou que já não confiava nos engenheiros – depois de o rendimento em pista neste começo de época ter ficado aquém do que se disse ao longo do inverno no seio da estrutura.
Comentários que podem ser interpretados como falta de confiança, mas o responsável esclareceu ao site do campeonato que o que está em causa é a desconfiança nos números depois da falta de correlação entre fábrica e o que aconteceu em pista:
– Durante os meses de inverno ouvi dizer várias vezes, e vi os dados no papel e no computador, que o carro melhorou muito no lado do desempenho. Depois, quando chegas à corrida, primeiro ao teste, e vês que o carro não está a render dessa forma perdes confiança nos dados e nos números’.
Tost visa agora melhorias com a informação recolhida em pista neste início de temporada: ‘Espero que depois do teste no Bahrein, depois da corrida no Bahrein, recolhemos muitos dados, para que os engenheiros tenham agora uma boa base de dados de modo a poderem perceber como melhorar o rendimento do carro, como fazer os novos componentes para que o carro renda melhor’.
O austríaco também não se mostrou apreensivo com uma possível reação negativa no seio da AlphaTauri: ‘Não estou preocupado com isto. Os nossos engenheiros estão muito motivados e há uma boa moral, especialmente agora que é um grande desafio para eles extrair o máximo’.