Não se vai realizar o GP da Emília Romanha de Fórmula 1 no próximo fim de semana. As fortes chuvas e inundações na região do circuito de Imola obrigaram a esta decisão, tomada depois de discussões entre os responsáveis do campeonato, o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem e as autoridades locais relevantes.
Num comunicado, a F1 esclarece que não é possível garantir a segurança dos adeptos, equipas e pessoal, considerando que cancelar o GP ‘é a coisa certa e responsável a fazer tendo em conta a situação enfrentada pelas vilas e cidades na região’ – observando que seria errado colocar mais pressão nos serviços de emergência e autoridades locais.
O presidente e diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, afirmou: ‘É tal tragédia ver o que aconteceu em Imola e na Emília Romanha, a cidade e a região em que cresci, e os meus pensamentos e orações estão com as vítimas das cheias e as famílias e comunidades afetadas. Quero expressar a minha gratidão e admiração pelos incríveis serviços de emergência que estão a trabalhar incansavelmente para ajudar aqueles que precisam de ajuda e aliviar a situação – eles são heróis e toda a Itália está orgulhosa deles. A decisão que foi tomada é a certa para todos nas comunidasdes locais e na família da F1, uma vez que precisamos de garantir a segurança e não criar um fardo extra para as autoridades enquanto elas lidam com esta situação horrível’.
Da parte da FIA, ben Sulayem referiu: ‘Os meus pensamentos e os de toda a família FIA estão com os afetados pela situação terrível na região da Emília Romanha. A segurança de todos os envolvidos e os esforços de recuperação são a prioridade principal nesta altura’.