Ford revela a nova geração do Mustang que chega com um V8 e caixa manual

 

A Ford revelou a sétima geração do Mustang que chega dotado de um novo e evoluído motor V8, caixa manual, ao agrado dos puristas, bem como um cockpit digital completamente redesenhado, e um estilo mais arrojado.

Em matéria de motorização, a marca norte-americana dotou a nova geração do seu “pony car” de um bloco V8 de 5,0 litros, naturalmente aspirado, que a Ford diz ser mais o mais potente de sempre, proporcionando uma resposta e desempenho superiores.

 
"Este é o Mustang mais atlético e que mais confiança inspira ao condutor de sempre", revelou Ed Krenz, engenheiro chefe do Mustang. "Quer se conduza com uma transmissão automática ou manual, graças aos modos de condução combinados com um motor minuciosamente afinado, suspensão e comandos de direção, somos agora capazes de dar aos condutores o máximo desempenho em qualquer lugar, desde as suas estradas favoritas até à sua pista local".  

O novíssimo Mustang GT apresenta um novo sistema de admissão de ar com uma dupla entrada de ar e uma borboleta de admissão de corpo duplo, minimizando as perdas por indução e permitindo taxas de fluxo mais elevadas.  

Para além disso conta com seis modos de condução interativos e personalizáveis que otimizam as capacidades de desempenho através de uma variedade de condições de condução: Normal, Sport, Slippery, Drag, Track e uma configuração personalizável com múltiplos perfis disponíveis, adaptados às preferências individuais do condutor.  

A marca norte-americana revelou que melhorou a capacidade de resposta durante a condução, através da redução do atraso da resposta desde o volante até ao pneu, enquanto uma relação de direção mais rápida contribui para melhorar a dinâmica em curva. 

 

A função "rev-matching", que mantém as rotações do motor quando a embraiagem é acionada para reter o binário de pico entre passagens manuais de relação de caixa, é proposta de série no GT, proporcionando ainda mais precisão e refinamento, naquele que é o Mustang mais competente de sempre em pista.  

Para além do novo Mustang dotado de um bloco V8, a sétima geração do “ponny car” conta ainda com uma variante equipada com o motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros turbo.

Em matéria de transmissão, já se sabe que o novo Mustang V8 conta com uma caixa manual de seis velocidades, e em alternativa está disponível uma caixa automática de 10 velocidades, a única disponível para a versão equipada com o motor 2.3 EcoBoost,

Para além disso, e tal como todas as outras gerações do Mustang, o binário continua a ser enviado, às rodas traseiras, no entanto, a Ford não revelou as prestações do seu novo modelo.

Em matéria de design, a sétima geração do Mustang adiciona um arrojo moderno a um design inspirado na herança deste modelo.

A linha baixa e horizontal ao longo da frente do capot característico de três secções alinha-se com os novos faróis LED para criar uma dianteira mais impactante, influenciada pelo design original dos anos 60 e otimizado para proteção dos peões.

Desta forma a elegante linha do tejadilho, a postura atlética e o reduzido vão traseiro são também são fiéis às proporções autênticas da primeira geração, enquanto os guarda-lamas traseiros alargados destacam a potência sobre as rodas, no mais puro e verdadeiro estilo Mustang.  

Na traseira, destaque para um módulo com um spoiler alargado que aloja uma nova iluminação com assinatura de três barras e um difusor redesenhado, para um melhor equilíbrio aerodinâmico.  

Para além disso, pela primeira vez, as duas versões do novo Mustang incorporam a sua própria secção dianteira, permitindo aos clientes escolher o visual que melhor se adapta às suas próprias personalidades.

O GT, coração da marca Mustang, apresenta aberturas de grelha maiores, concebidas para permitir um maior fluxo de ar, refletindo o aumento de potência e desempenho. A aerodinâmica do veículo é ainda mais otimizada com a adição de novas aberturas no capot e de um difusor frontal redesenhado.  

"O GT dispõe de elementos de estilo únicos que cumprem a promessa da performance Mustang", sublinhou Christopher Walter, diretor de design, Mustang. "O novo Mustang é mais cinzelado e arrojado, aproximando-se da sua clássica robustez e intemporalidade".   

O Mustang descapotável continua o seu legado de oferecer a máxima liberdade ao ar livre. Uma simples ativação de um só toque no trinco central, com uma só mão, abre e fecha o tejadilho de tecido totalmente forrado e isolado. O design compacto do tejadilho e a suspensão traseira independente também contribuem para um espaço de bagagem substancial que pode acomodar até dois sacos de golfe.    

Sob o capot, uma nova cobertura do motor, uma barra preta que une as torres da suspensão, um novo design dos símbolos e cablagens, linhas de combustível e de travagem, contribuem para uma melhor estética em torno do coração do Mustang. Iluminação animada de boas-vindas e ecrãs de boas-vindas exclusivos do Mustang também saúdam o cliente na aproximação ao automóvel.   

A Ford já fez saber que o novo Mustang é apresentado com 12 opções de cor, incluindo três novos tons - Blue Ember, Vapor Blue e Yellow Splash. Os clientes podem também escolher entre pinças de travão Brembo em Preto ou Vermelho, ambas com o logótipo Mustang, bem como uma escolha de dois novos designs para as jantes de liga leve de 19 polegadas. 

No interior, o novo Mustang está dotado de um sistema de infoentretenimento com um ecrã 13,2 polegadas com sistema SYNC4, com novos grafismos, que permite atualizações ‘over the air’, e a que se junta o assistente Amazon Alexa. Já o painel de instrumentos digital é 12,4 polegadas.

O Mustang apresenta bancos de couro e plásticos de toque suave através do painel de instrumentos e forros de porta, com um volante em couro.  

As versões superiores em termos de gama beneficiam de uma escolha de costuras coloridas para o volante e de um padrão único de perfuração do forro em toda a consola central, complementado por uma faixa decorativa assimétrica e colorida nos cintos de segurança.  

A consola central incorpora também uma zona de carregamento sem fios para telemóvel graças ao espaço adicional concedido ao mover mais funções para o ecrã táctil.   

Em estreia conjunta com o novo Mustang GT, a Ford revelou ainda o Mustang Dark Horse com 500 cv, que  representa a máxima expressão em termos de aptidões e desempenho em pista, em linha com a tradição e empenho da marca no campo desportivo.  

"Agarrámos no novo Mustang, no melhor em termos de performance do nosso novo bloco V8 de 5,0 litros e adicionamos potência, melhorámos a aerodinâmica, os pneus e a direção e dotámo-lo de um cockpit interativo, de modo a criar um Mustang que vai além de qualquer outro”, sublinhou Ed Krenz.  

No coração deste novo Mustang está uma versão mais potente do novíssimo motor Gen IV V8 com novas árvores de cames e uma configuração exclusiva Mustang Dark Horse, com sistema de admissão com duplo corpo de acelerador, único no segmento, que proporciona o dobro de ar fresco admitido no motor para o máximo desempenho.

O Mustang Dark Horse vem equipado de série com uma transmissão manual exclusiva Tremec de seis velocidades, com punho em titânio, disponível unicamente para esta versão, ou com a transmissão automática Ford de 10 velocidades da Ford, com acionamento por patilhas.  

Para além disso, conta o pack Performance que permite ativar os requisitos da função “Track Sprint” da marca. Entre os elementos que permitem esta funcionalidade estão um radiador de óleo do motor auxiliar, um radiador de óleo da transmissão (com transmissão automática), um radiador exclusivo e mais leve com maior rejeição de absorção de calor, além de ventoinhas de refrigeração mais potentes para melhorar a resistência e recuperação, e ainda um radiador no eixo traseiro. Um diferencial autoblocante Torsen de série maximiza a tração disponível para melhores acelerações e equilíbrio em curva.  

Etiquetas:
Artigos Relacionados