A Ford revelou esta terça-feira, 21 de março, o novo Explorer 100 por cento elétrico, um crossover de cinco lugares desenvolvido e produzido na Alemanha.
Desenvolvido especificamente para o mercado europeu, o Explorer EV é um modelo totalmente novo e o primeiro modelo da Ford a utilizar a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. A marca norte-americana revelou que o novo modelo combina a engenharia alemã com o design do conhecido SUV da Ford, atualizado para a nova era elétrica.
Com linhas mais direitas, o Explorer 100% elétrico apresenta-se com um design musculado, onde se destaca a generosa tomada de ar localizada na zona inferior do para-choques dianteiro, uma grelha fechada, a que se junta uma assinatura luminosa marcada por faróis interligados pelo nome ‘Explorer’. Já a traseira é marcada pelos farolins verticais que lembram a versão a combustão do Explorer.
Destaque igualmente para a bagageira, que se apresenta com uma capacidade para 470 litros. Uma consola com 17 litros de capacidade para arrumação colocada entre os bancos da frente, a que se junta um estilo futurista do interior, com materiais e características premium, como sejam os bancos desportivos esculpidos e uma sofisticada barra de som mais típica em concept-cars do que em veículos familiares.
Para além disso, sistema de infoentretenimento conta com o SYNC Move 2, e possui um ecrã móvel de 15 polegadas, que pode deslizar suavemente para cima e para baixo, adequando-se às necessidades do condutor, também ocultando um espaço de armazenamento privado, para guardar objetos de valor.
-preview.jpg)
-preview.jpg)
-preview.jpg)
-preview.jpg)
Existe ainda um compartimento para dois smartphones grandes que está equipado com um carregador de dispositivos sem fios de série, e o sistema SYNC Move permite compatibilidade sem fios com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. 5
As especificações de série para aumentar o conforto incluem bancos dianteiros e volante aquecidos, banco do condutor com função massagem e sistema de climatização, este permitindo ao condutor e passageiro da frente escolher a sua própria temperatura.
A Ford revelou ainda que a entrada no interior deste crossover é simplificada com o acesso sem chave de série, a que se junta uma porta da bagageira automática, com acesso de mãos-livres, o que permite aceder ao espaço de carga de forma simples.
Entre os sistemas de ajuda à condução, Explorer EV está dotado de sistema de Ajuda à Mudança de Faixa 3 para uma suave e Segura transição entre faixas de rodagem com uma simples pressão do indicador de mudança de direção, que faz a sua estreia nos modelos da Ford na Europa, o sistema Clear Exit Assist 3 que gera um aviso na eventual aproximação de um ciclista, imediatamente antes da abertura das portas, nos movimentados centros das cidades.
A Ford não revelou detalhes sobre a motorização elétrica do Explorer EV, deixando claro que o crossover 100% elétrico vai estar disponível com tração traseira e tração nas quatro rodas, e que vai permitir tempos de carregamento rápido DC de 10% a 80% em apenas 25 minutos.
Para além disso, a marca norte-americana anunciou que os clientes do Explorer EV vão ter acesso a mais de 450 000 carregadores em toda a Europa este ano e 500 000 até 2024, incluindo mais de 2 100 estações de carregamento rápido DC já instaladas em mais de 450 carregadores da Ionity.
"O Explorer é um pioneiro para uma nova geração de veículos elétricos da Ford. Definido nas nossas raízes americanas, mas construído em Colónia (Alemanha) para os nossos clientes na Europa, está apto para grandes aventuras e totalmente equipado com tudo o que os nossos clientes irão precisar para as suas viagens diárias", sublinhou Martin Sander, Diretor Geral, Ford Model e, Europa.