Sexta-feira animada nos FIA Motorsport Games, com um dia de grande ação no Circuit Paul Ricard em Le Castellet. Foram diversas as disciplinas em prova no primeiro dia competitivo, mas ainda sem medalhas atribuídas.
Nos Touring Car, um nome bem conhecido destacou-se: Gilles Magnus, pela Bélgica, foi o mais veloz do primeiro treino livre aos comandos de um Audi, batendo Jack Young (Irlanda, num Honda) por 0,302s. Quanto aos GT, a Alemanha dominou a corrida de qualificação com Fabian Schiller e Valentin Pierburg – que deste modo cimentam a sua candidatura ao Ouro. Superaram os franceses Eric Debart e Simon Gachet por claros 22,402s.
Andrea Kimi Antonelli (Itália) ditou o ritmo dos treinos de Fórmula 4 – a competição de monolugares. Liderou ambas as sessões, mas no FP1 é que se registaram os melhores tempos e nesse ficou 0,410s na frente do português Manuel Espírito Santo. Em terceiro ficou Charlie Wurz, da Áustria, que até melhorou no FP2 mas não entrou no 2m08s e ficou em segundo.
Os ralis têm três disciplinas em ação. Nos Rally4, Espanha esteve na frente com Oscar Palomo Ortiz e o co-piloto Rodrigo Sanjuan, estando com 1,1s de avanço sobre os italianos Roberto Daprà e Luca Gugliemetti. Quanto a Portugal, Ricardo Sousa e Luís Marques ficaram em quarto do dia a 53,9s do topo e a 18,1s das medalhas. A França dominou os Rally2 com Mathieu Arzeno e Romain Roche, que terminaram sexta-feira com claros 41s de margem face a Espanha com José María López e Borja Rozada. Estes foram os únicos a impedir o duo francês de ganhar uma especial no dia de ontem. Quanto aos ralis históricos, Itália dominou com o Audi Quattro de Andrea Zivian e Nicola Arena seguindo 1m01s na frente dos checos Vojtěch Štajf e Vladimir Zelinka.
Nas outras disciplinas, a Alemanha lidera o Auto Slalom após os dois primeiros dias 2,834s na frente da Hungria, com Claire Schonbor e Marcel Hellberg. O Cross Car Junior teve Romanuld Delemenne (Bélgica) a impor-se e Portugal em sétimo com o estreante Guilherme Matos, ao passo que o Cross Car Senior teve Patrick Halberg no topo pela Suécia. Estas modalidades disputam-se no Circuit de Veynes. No drifting, a qualificação foi liderada pela Polónia, sendo Portugal 24.º com Janita Vieira.
O Karting Endurance teve a Bélgica à frente da primeira e última sessão de ontem com os pilotos Antoine Morlet, Jeremy Peclers, Maxime Drion e Sita Vanmeert. A Polónia ditou o ritmo no Karting Slalom com Emilia Urszula e Karol Krol no combinado das duas rodagens, sendo que no Kartiong Srint Israel superou o Brasil em Junior e a Bélgica foi mais forte do que Espanha no Senior.
No que a Portugal diz respeito, no Karting Endurance Sofia Correia foi 12.ª no FP1 com problemas de motor, Mariana Machado foi sexta no FP2, Anastacia Khomin realizou o nono crono do FP3 e Rita Teixeira foi sexta na última sessão do dia. Rodrigo Seabra obteve o 18.º na grelha do Karting Junior e Francisca Queiroz terminou em 23.º na qualificação Senior.