FIA endurece regras dos santantónios dos F1 para evitar repetição do acidente de Guanyu Zhou

O Conselho Mundial da FIA deu «luz verde» a regulamentos que visam aumentar a robustez dos santantónios dos monolugares de Fórmula 1 – através de dive...

O Conselho Mundial da FIA deu «luz verde» a regulamentos que visam aumentar a robustez dos santantónios dos monolugares de Fórmula 1 – através de diversos parâmetros, desde o design em si até aos testes de homologação necessários.

Na sequência do acidente forte de Guanyu Zhou (Alfa Romeo) no GP da Grã-Bretanha foi efetuada uma análise detalhada para evitar que algo semelhante aconteça. Será agora requerido, a partir do ano que vem, um topo redondo para reduzir a hipótese de «cavar» no solo durante um acidente.

Existiu igualmente uma mudança para garantir uma altura mínima para o ponto de aplicação do teste de homologação, além de ser criado um novo teste de homologação físico em que a carga empurra o santantónio na direção frontal. De notar, igualmente, a definição de novos testes a ser levada a cabo por cálculos.

Para 2024, a FIA tenciona levar a cabo uma reformulação considerável dos testes aos santantónios, por forma a assegurar que há uma maior resistência a cargas mais severas.

Etiquetas:
Artigos Relacionados