FIA cria limite de velocidade sob duplas bandeiras amarelas a partir do Mónaco

A partir do GP do Mónaco de Fórmula 1 deste fim de semana, a FIA tem regras mais rigorosas para situações de duplas bandeiras amarelas – nomeadamente com a introdução de uma velocidade máxima. O objetivo é, naturalmente, melhorar as condições de segurança.

Quando a corrida estiver em safety car ou safety car virtual, os pilotos terão de respeitar uma velocidade máxima nas zonas em que estiverem a ser agitadas duplas bandeiras aqmarelas. A medida foi tomada a partir da análise e da pesquisa efetuadas na sequência de incidentes do passado.

O diretor técnico da FIA, Tim Goss, explicou: ‘O que queremos é dar aos pilotos uma ferramenta para os ajudar durante os incidentes e para tornar as corridas ainda mais seguras. Durante alguns anos, com o safety car e o safety car virtual, usámos tempos delta, uma referência a um limite de velocidade que temos em torno da pista. Portanto, quando há um safety car físico ou virtual, os pilotos são informados desse tempo delta no mostrador e por rádio e eles têm de manter um valor positivo, significando que são mais lentos do que o tempo de referência para a volta. No entanto, há ocasiões em que os carros podem legitimamente aumentar de forma temporária a velocidade deles para recuperar qualquer tempo que tenham perdido relativamente a este tempo de referência’.

O responsável federativo, que supervisionou o projeto que levou a esta medida, prosseguiu: ‘O que queremos fazer agora é estender o uso do conceito de tempo delta para garantir que os carros são rigorosamente abrandados para o tempo delta requerido quando duplas bandeiras amarelas são mostradas com um safety car virtual ou um safety car, portanto introduzimos uma referência de limite de velocidade dedicada na área em que essas bandeiras forem mostradas’.

Etiquetas:
Artigos Relacionados
Credibom