Em dois Grandes Prémios da presente temporada, já se registam duas penalizações por posicionamento incorreto na grelha de partida. No GP da Arábia Saudita o visado foi Fernando Alonso (Aston Martin), depois de no Bahrein ter sido Esteban Ocon (Alpine) a incorrer nessa infração.
E o piloto francês acredita que estes podem não ser dois casos isolados em 2023, explicando ao Channel 4 que posicionar o monolugar de forma certa é particularmente desafiador atualmente: ‘Parece que é uma penalização estúpida que recebemos aqui. Mas não é tão fácil como parece estacionar o carro no sítio certo, especialmente estes carros grandes, com o quão baixo nos sentamos. Honestamente não sabia se estava na caixa ou não naquela corrida, portanto fiquei um pouco abalado, mas, honestamente, é muito, muito difícil e as margens não são nada, basicamente’.
Ocon disse ainda: ‘Essa é a regra agora e precisamos de ser mais cautelosos com tudo o que fazemos. É o mesmo na via das boxes, é o mesmo quando estás na box e quando cumpres a penalização. E nós pagámos o preço no Bahrein, outros pagaram o preço na Arábia Saudita. Não creio que seja o fim da história’.