No próximo ano, o Dakar poderá começar mais tarde. Em cima da mesa estará, em particular, uma mudança para 6 a 19 de janeiro – datas estas atualmente em consulta junto dos participantes.
De acordo com o site thecheckeredflag.co.uk, a Amaury Sport Organisation (ASO), entidade que organiza a mítica prova, enviou um inquérito aos participantes em que as questões são: ‘Se a data de início do Dakar fosse empurrada para 6 a 19 de janeiro de 2024: tornaria a participação mais fácil? Ficaria disponível para participar?’.
Os motivos desta «sondagem» não são mencionados, mas a verdade é que tal daria aos concorrentes mais tempo de se prepararem depois da época festiva e haveria menos sobreposição de datas com a Africa Eco Race (prevista para 30 de dezembro a 14 de janeiro).
Mais uma vez, no ano que vem o Dakar será realizado na Arábia Saudita, onde tradicionalmente tem começado mais próximo do início de janeiro – ou até 31 de dezembro, como foi o caso da edição de 2023 e já não acontecia desde 2006.
No entanto, em 2020 – primeiro ano naquele país – o Dakar decorreu de 5 a 17 e janeiro. Já o dia 6 de janeiro foi a data de início mais tardia da história, verificando-se apenas em 2007, 2018 e 2019.