AutoGear
Redes Sociais

Dakar 2023 terá roadbooks aleatórios e outras novidades

Foram anunciadas no passado domingo as linhas mestras do itinerário do Dakar 2023, que se desenrolará de novo na Arábia Saudita. Mas há mais novidades...

Foram anunciadas no passado domingo as linhas mestras do itinerário do Dakar 2023, que se desenrolará de novo na Arábia Saudita. Mas há mais novidades para esta próxima edição.

Mais uma vez, contará para o Mundial de Rally-Raid FIA, e uma das grandes mudanças respeita à navegação. A maioria das tiradas será dividida em duas secções diferentes, mas com distâncias praticamente iguais. Cada uma terá um roadbook próprio (A e B), e as versões serão distribuídas aleatoriamente pelos pilotos. Desta forma, quem for perseguir os trilhos de outro veículo arrisca falhar os waypoint que lhe estão consignados, o que resulta em penalização. Além disso, o roadbook será digital para todos.

Por outro lado, depois da criação da categoria T1-U e da entrada dos Audi híbridos este ano, o Dakar anunciou também o desenvolvimento de novos projetos, em particular nas áreas dos biocombustíveis e combustíveis sintéticos. Quanto ao Dakar Classic, foi acrescentado o grupo de velocidade H0, que define velocidades médias mais baixas adaptadas a viaturas menos potentes. A categoria terá ainda os novos desafios Authentic Codriver Challenge (para viaturas sem instrumentos de navegação modernos) e Iconic Classic Club para viaturas originais que participaram no Dakar no século XX excetuando-se as réplicas.

 

Etiquetas:
Artigos Relacionados
SportTV Halfpage