A CaetanoBus anunciou que assinou com o operador alemão de transportes públicos, Deutsche Bahn, o maior acordo-quadro de sempre na Europa para o fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio.
A empresa portuguesa, a primeira a produzir autocarros a hidrogénio da Toyota vai produzir 60 unidades do autocarro H2. City Gold, que será equipado com a nova geração de células de combustível da Toyota.
Estas encomendas são mais um passo importante rumo à presença dos autocarros CaetanoBus no mercado alemão, o mais representativo na adoção da mobilidade a hidrogénio.
O modelo H2.City Gold de 12 metros é 100% livre de emissões. Utiliza o hidrogénio como fonte de energia e a célula de combustível, com tecnologia Toyota, permite gerar eletricidade, o que faz com que emita apenas vapor de água, sendo também isento de emissões de ruído
O Caetano H2.City Gold destaca-se ainda pela sua modularidade, autonomia de até 400km com um único abastecimento, o que garante uma operação flexível para os seus operadores. Componentes como os tanques de hidrogénio, as baterias e a célula de combustível, que estão localizados no tejadilho, permitem um piso rebaixado e uma otimização do interior do veículo, tornando-o mais espaçoso e proporcionando uma experiência mais confortável aos passageiros.
“Estamos extremamente felizes, de ajudar cada vez mais cidades a se tornarem mais verdes e sustentáveis”, revelou a CaetanoBus em comunicado.