Automobilismo tenta juntar-se aos Jogos Olímpicos em 2028

Desde 1900 que o desporto motorizado, seja de qualquer forma, não integra os Jogos Olímpicos. No entanto, isso pode mudar na edição de 2028 em Los Ang...

Desde 1900 que o desporto motorizado, seja de qualquer forma, não integra os Jogos Olímpicos. No entanto, isso pode mudar na edição de 2028 em Los Angeles, já que o automobilismo está entre os possíveis desportos a entrarem no programa.

O site especializado Inside the Games escreve que é prematuro saber que disciplina é que a FIA irá propor, embora se espere que seja o karting. Esta seria uma opção lógica: é uma das mais acessíveis e praticadas, para além de ter havido um evento de demonstração de e-karting nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 – que não contou para resultados.

A antiga cláusula da Carta Olímpica que proibia qualquer desporto em que o rendimento depende acima de tudo da propulsão mecânica foi removida, e a FIA já é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) desde 2012. No entanto, o automobilismo enfrenta forte concorrência para poder entrar nos Jogos Olímpicos de 2028.

Há um total de nove desportos que, no fim de agosto, irão expôr os seus argumentos sobre o motivo pelo qual devem juntar-se ao programa Olímpico. Entre eles estão o críquete, karaté, lacrosse, breaking, kickboxing, squash, flag football e o basebol/softbol – que, sendo as Olimpíadas de 2028 em Los Angeles nos Estados Unidos da América é um forte candidato.

A apresentação que estes desportos terão de fazer ao COI deverá incidir em critérios como o apoio à sustentabilidade ambiental, integridade e justiça, interesse reconhecido do país anfitrião e o apelo ao nível global. Espera-se que a decisão final sobre os desportos dos Jogos Olímpicos de 2028 surja na Sessão do COI prevista para o próximo ano.

Etiquetas:
Artigos Relacionados