Pelo segundo ano consecutivo, Austin Jones terminou no lugar mais alto do pódio do Dakar – desta feita em Lightweight Prototype, depois de em 2022 ter sido o vencedor nos SSV.
A 14.ª e última etapa disputou-se ontem na Arábia Saudita, com Cristina Gutiérrez (Red Bull Can-Am) a ditar o ritmo batendo Ignacio Casale (X-Raid Yamaha) por apenas 58 segundos. David Zille (South Racing Can-Am) rubricou o terceiro tempo a 1m31s, seguindo-se Hans Weijs (Arcane Racing) e Francisco López Contardo (Red Bull Can-Am).
Jones tinha uma vantagem considerável na geral e não precisou de correr grandes riscos – impunha-se, acima de tudo, chegar à meta. O norte-americano, num Can-Am da Red Bull Off-Road Junior Team USA, assinou o nono registo da tirada e isso chegou para bater o colega de equipa Quintero por 52m05s nas contas finais. Guillaume de Mevius (GRallyTeam), que liderou durante vários dias até sofrer problemas na etapa 11, terminou em terceiro a 1h35m42s, sendo o lote dos cinco primeiros fechado por Gutiérrez e Contardo. No top dez ficou, entre outros, Ebenhazezer Basson (GRallyTeam), em sétimo, sendo o melhor rookie da categoria.
Top dez da etapa:
Top dez da geral final: